COC Jardim Botânico

05/04 – Autoavaliação

Você sabia que no COC Brasília trabalhamos a autoavaliação com nossos alunos, desde os anos iniciais?

A autoavaliação tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da atitude reflexiva do aluno a respeito de si mesmo, além de fornecer ao professor informações sobre como o aluno se percebe no processo de aprendizagem.

No momento em que o aluno faz a autoavaliação, são contemplados aspectos não somente do conteúdo estudado, mas também da maneira como ele se posicionou ao longo do processo.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, entendemos como parte essencial do desenvolvimento da criança a capacidade de autoavaliação, inclusive como uma extensão do seu conhecimento próprio oriundo da Educação Infantil.

Dessa forma, trabalhamos propostas de autoavaliação que permitem ao aluno — com a mediação do professor — realizar esse processo para entender suas potencialidades e limitações, elaborando estratégias cognitivas e atitudinais que o levem a uma situação de melhoria contínua.

Na prática, os exemplos mostram momentos em que o aluno pode fazer uma autoavaliação no âmbito de suas atitudes e de suas preferências de aprendizagem e autonomia para realização das atividades. Também, foca na autoavaliação atitudinal, para que o aluno possa refletir sobre sua postura de estudante, tomando consciência gradativa de sua responsabilidade no processo de aprendizagem.

WhatsApp us